A perícia médica é uma atribuição privativa ao médico. Pode ser solicitada pela Justiça para definir o grau, a natureza e a causa de lesões sofridas em trabalhadores na expectativa da reparação de danos ocorridos sob a responsabilidade direta ou indireta do empregador.

A perícia tem a finalidade de comprovar a relação entre o prejuízo à saúde do trabalhador e o seu exercício profissional, ou seja, mostrar para o juiz se a doença é por causa da empresa e ainda se a ocorrência incapacitou o trabalhador definitivamente ou não.

Os pedidos mais frequentes de indenização que requerem perícias médicas são ações trabalhistas, acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, reintegrações nas empresas, alegações de trabalho repetitivo, más condições de trabalho e falta de segurança nas operações.

Tanto nas ações judiciais quanto nas trabalhistas, a prova pericial leva argumentos técnico-científicos ao juiz da causa com o objetivo de auxiliá-lo no convencimento em relação às questões trazidas pelas partes em conflito no processo. Para isso, a perícia contratada acompanha diligências e elabora quesitos técnicos para esclarecer os fatos e provas apresentadas, emitindo seu próprio parecer que, vias de regra, pode impugnar o laudo apresentado pelo perito judiciário caso constate alguma irregularidade.

Dessa forma, a contratação de uma perícia médica é uma excelente ferramenta para ajudar a empresa a estabelecer o contraditório, é um contra-argumento técnico eficaz no ganho da causa.

Oferecemos as melhores soluções em segurança, qualidade de vida e prevenção de doenças no ambiente de trabalho com respeito às pessoas e confidencialidade!

Oferecemos as melhores soluções em segurança, qualidade de vida e prevenção de doenças no ambiente de trabalho com respeito às pessoas e confidencialidade!